sexta-feira, 8 de julho de 2011

Os humanos e o feedback

No nosso mundo somos os seres superiores, com cérebros que nos consomem milhares de kcal, este cérebro gigantesco tem o propósito de nos relacionarmos com outros humanos, com o mundo à nossa volta. No entanto com tanto esforço evolutivo neste sentido algo está a correr mal, os humanos são péssimos a dar e receber feedback, uma coisa básica num ser humano.
Eu diria que muitos dos problemas que vemos passar nas notícias nasceu dessa incapacidade, patrões que se fecham nos seus gabinetes escondidos por detrás de uma hierarquia rígida onde o feedback do trabalhador para o patrão não é bem-vindo e ao mesmo tempo os trabalhadores recebem pessimamente o feedback dos seus patrões e desresponsabilizam-se de todos e quaisquer maus resultados, Ken Blanchard (guru da liderança e organizações) tem no seu site:
"Mencione a palavra feedback e a maioria das pessoas conluiem imediatamente que irão experienciar algo de desconfortável e negativo. Mas imagine o mundo sem feedback, deixaríamos de aprender, de crescer, de nos melhorarmos, de melhorar a nossa performance, o nosso comportamento e as nossas vidas. No entanto a maioria de nós resiste a dar e receber feedback porque não conseguimos ver o seu lado bom.
Os estudos da Ken Blanchard Companies indicam que existem três grandes razões para que as pessoas resistam a dar feedback são:
  • Têm medo da outra pessoa ficar zangada;
  • Tentaram antes e não obtiveram resultado;
  • Não sabem ao certo como fazê-lo de forma eficaz.
Dar feedback de forma eficaz é uma ferramenta poderosa."
No que toca ao treino de cães, como diz o Ian Dunbar, as pessoas são péssimas a dar feedback, e realmente esse é o cerne da questão, estamos habituados ou a não dar ou a dar apenas feedback negativo, pelo que sempre que vamos receber feedback esperamos algo negativo, o treino positivo é precisamente uma forma mais exacta e cuidada de usar feedback, estamos sempre atentos aos momentos certos de usar esta ferramenta e mudar o comportamento dos nossos cães através de todas as experiências das suas vidas.

Sem comentários: