quinta-feira, 4 de março de 2010

A grande mentira do mais com menos...

É popular, e bastante fácil, reclamar acerca da nossa cultura moderna da gratificação instantânea. Quase tudo, a crise financeira, a epidemia da obesidade, a popularidade de alguns programas de treino de cães, podem ser relacionados com o nosso desejo de ter tudo agora ou há cinco minutos atrás.

Mas a gratificação instantânea tem um lado mais feio e perigoso. Não vemos esse lado na TV ou nas lojas, vemo-lo no dia-a-dia. É o "Mais com Menos".

Mais com menos é a ideia de que um grupo ou processo é de alguma forma ineficiente e se removermos o excesso, ou seja lá o que for, não temos apenas os mesmos resultados por menos, teremos de alguma maneira mais resultados. Esta ideia é uma rampa de negócios.

A grande mentira por detrás do "mais com menos" é o facto de que se alguém acaba com "mais" (ou até com o "mesmo que") nao é por causa de uma capacidade extraordinária de gestão ou através de cortes nos "extras" para optimizar a eficiência. É porque "mais" foi introduzido no sistema e os actores nesse sistema não foram capazes (ou não quiseram) medi-lo. Despedir 30 trabalhadores de atendimento ao público e substitui-los por um software topo de gama não é "mais com menos", é mais com mais software eficiente. Despedir metade dos trabalhadores de uma empresa de contabilidade e exigir à outra metade que trabalhe mais, por mais horas não é "mais com menos", é mais com o tempo de outra pessoa.

Eu não posso falar pelo resto do mundo, mas acredito que o "mais com menos" é tão popular hoje em dia porque somos ensinados que tudo é possivel de ser atingido se nos esforçarmos o suficiente. Mesmo quando alguém claramente nos tem destinados ao fracasso, nós esforçamo-nos ainda mais. O fracasso não é uma opção! O fracasso é devido a uma fraqueza ou falta de esforço, não é devido a estupidez ou abuso de alguém.

Isto não é dizer que o trabalho árduo e a persistência não sejam coisas boas! São de facto! Apenas se trata de dizer que por vezes é realmente necessário 5 pessoas para fazer o trabalho de 5 pessoas e são necessários 3 meses para fazer o trabalho de 3 meses.

Quando levamos o treino de cães longe de mais, quando tentamos fazer "mais com menos", é tempo que poupamos para fazer outras coisas, ou mais coisas. Nós ( ou os nossos clientes) estamos demasiado ocupados ou impacientes para dedicarmos o tempo necessário para um treino bem feito.

De onde é que pensa que o "mais" escondido vem nesse caso??


Bons treinos!

Adaptado de um texto de Eric Goebelbecker.

Sem comentários: