quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dez perguntas mais frequentes sobre cachorros (4)

Pergunta 4: Como é que faço com que o meu cão pare de saltar para cima dos meus filhos?
Em primeiro lugar e muito importante é ter consciência que crianças e cães nunca devem ser deixados sozinhos sem supervisão. Nunca! Dito isto, a maneira mais fácil de fazer com o seu cão pare de saltar para cima dos seus filhos é ensinar-lhe a ordem "senta" ou "para", aquilo que preferir.
Assim que os seus filhos tiverem idade suficiente, a partir dos três anos e meio ou quatro anos, poderá ensinar-lhes a controlar o cão. Não só as crianças adoram poder treinar o cão como é óptimo para a sua auto-estima. Eles aprendem a controlar os comportamentos dos cães e estes adoram interagir com as crianças e serem treinados por elas, ou seja, toda a gente ganha.
A maneira de fazer isto é através do treino por recompensas:
1- Fique atrás do seu filho;
2- Diga ao seu filho para segurar um pequeno bocado de recompensa na mão fechada, e por protecção, com a sua mão envolva a mão do seu filho de modo a evitar pequenas dentadas do cão na mão do seu filho, na tentativa de tirar a recompensa;
3- Instrua o seu filho a dizer, "Joli, senta" enquanto faz o gesto correspondente usando a mão que tem a recompensa;
4- Quando o cão se sentar, diga ao seu filho para encorajar o cão dizendo "muito bem joli" e a dar a recompensa;
Claro que as crianças têm limitações fisicas e mentais em termos de timing e destreza manual, por isso é importante praticar regularmente para que ambos aprendam e criem laços positivos.
Dr. Ian Dunbar

Sem comentários: