terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Donos irresponsáveis aceites pela sociedade

Por qualquer espaço verde, por qualquer parque que se passeie por este país, encontramos cócos, chichis, cães à solta por todo o lado. Bem não é novidade para ninguém que não estou de acordo com a ideia de raças potencialmente perigosas e o facto de andarem na rua como se fossem psicopatas com açaime, etc (não existe um único estudo que o prove e como a evidência cientifica para mim é o mais próximo da verdade que se pode chegar afirmo que é mentira!!) Também não estou de acordo com o desrespeito generalizado que existe por todo o lado, a realidade é que poucos são os donos de cães que demonstram civismo quando saiem de casa com o seu cão.
São várias as coisas que não concordo mas vamos por partes...
Abrirmos a porta ao cão deixar ele que passeie sozinho é o cumulo da falta de responsabilidade porque nada do que o cão vai fazer pode ser controlado... não estamos lá. O cão urina, defeca, arranha, morde outro cão, uma criança, uma pessoa, coloca-se à frente de um carro, estraga o carro e fica aleijado, come porcarias e fica doente, encontra uma cadela com o cio e reproduz ou se for cadela e tiver com o cio tem uma ninhada e por último vai para uma estrada e morre atropelado.
Outra coisa que me irrita quase tanto como a anterior é o andar com o cão à solta porque "ele não faz mal" ... bem estas pessoas devem ser videntes porque de cães não percebem nada ... não se pode prever o que poderá incutir medo no cão e desencadear uma defesa por agressão, não podemos prever que estimulos vão aparecer e levar o cão numa corrida desenfreada para uma estrada (um gato por exemplo) e se o cão for grande, basta uma "trombada" numa criança para a fazer bater com a cabeça e fazer uma fractura de crânio.
E por último as pessoas que não apanham as necessidades dos seus cães... não custa nada levar um saquinho e respeitar as outras pessoas e o espaço que é de todos.
Para mostrar o que à primeira vista parece inofensivo mas que é uma questão de civismo e cidadania aqui ficam duas imagens do Parque da Cidade em Beja ... só não consegui fotografar dois Dogues Alemães adultos que corriam pela relva alegremente... dois bulldozers. Tudo isto numa tarde.



O Parque infantil presentiado




Dois pequineses a passear e a dona a conversar ... tudo normal.

1 comentário:

Claudia Estanislau disse...

ah pois é civismo todos o deviamos ter certamente, quer tenhamos um chihuahua ou um peixinho num aquário ;D