domingo, 11 de janeiro de 2009

O que é ser um bom lider para o cão?!

Segundo o Dr Ian Dunbar... a maior autoridade mundial em cães actualmente temos de repensar alguns conceitos em relação aos comportamentos dos cães e as suas origens. O modelo original do alfa dominante tem sido o modelo seguido por todos os treinadores e nasceu de pequenos estudos efectuados em alcateias de lobos nos anos quarenta. Foram os primeiros estudos efectuados em canideos. Foram relevantes para a altura, mas muitos dos achados já foram postos de lado pela maioria dos etólogos. Estes estudos apresentavam três problemas na sua realização. Foram estudos pequenos e por isso os pesquisadores concentraram-se apenas em alguns comportamentos dos lobos como a caça (foram estudados 1% da vida dos lobos). Os estudos observaram o que é conhecido como comportamentos ritualísticos e foram mal interpretados, foi daqui que surgiu o modelo da dominância. Embora já esteja obsoleto em termos científicos os treinadores em grande parte ainda se baseiam ou recorrem regularmente a este modelo para explicar determinados comportamentos de cães. Por exemplo o chamado "alpha rolls", que é o acto de um cão forçar um outro a deitar-se de costas e mostrar a sua zona genital em submissão. Os primeiros pesquisadores viram este comportamento e concluiram que seria o lobo dominante que forçava o subordinado a mostrar a sua inferioridade, e não é isso exactamente que se passa. Trata-se de facto um ritual de apaziguamento realizado pelo animal submisso de forma voluntária. Não é forçado. Um lobo só força outro lobo a deitar-se de barriga para cima se tiver a intenção de o matar. E sem qualquer pudor os pesquisadores extrapolaram os resultados para as interacções entre os lobos e cães, entre cães e outros cães e entre cães e pessoas baseados no que observaram. Infelizmente esta confusão ainda abunda entre as pessoas.
Então o que é verdade? A verdade é que os cães não são lobos. São duas espécies distintas e seria como realizar um estudo acerca das intercções das pessoas tendo como modelo os chimpazés e depois dizer que também se aplicaria às pessoas, somos descendentes de um antepassado comum mas diferentes.
O Dr Frank Beach realizou um estudo de 30 anos em cães. 19 desses anos foram dedicados aos comportamentos sociais das alcateias de cães (não de lobos...de cães).
Os resultados foram que:
os machos têm uma hierarquia mais rigída que as fêmeas;
as cadelas têm hierarquia mas é mais variável;
quando se misturam os sexos as regras misturam-se também, os machos tentam manter a estrutura hierárquica mas as fêmeas fazem alterações constantes;
os cachorros têm uma chamada "licença de cachorro" que lhes permite fazer qualquer coisa, e as fêmeas adultas são mais tolerantes aos cahorros que os machos;
a licença dos cachorros acaba aos 4 meses de idade, e a partir dai os cães que estão no meio da cadeia hierárquica torturam psicologicamente os cachorros até estes apresentarem os comportamentos de apaziguamento e assumam a sua posição no final da cadeia hierárquica, os cães do topo da cadeia hierárquica ignoram todo o processo;
não existe dominância fisica, tudo se obtém por assédio psicológico, e é tudo ritualizado;
uma pequena minoria de cães "alfa" atingem a sua posição pela força fisíca e são normalmente retirados dessa posição rapidamente, ninguém gosta de ditadores;
a maioria dos cães alfa são benevolentes, confiantes na sua posição, não se impõem para provar nada, até porque isso seria mostrar que era inseguro, os cães no meio da cadeia que querem subir na cadeia hierárquica é que demonstram estes comportamentos;
os cães no final da cadeia não se impõem, porque sabem que perderiam, aceitam a sua posição. Ser alfa não significa dominância, significa em controlo dos recursos. Muitos cães alfa são demasiado pequenos para lá chegar pela força. No entanto ganharam o direito para controlar os recursos valiosos. Cada cão decide que recursos são importantes, e por isso um cão alfa pode ceder uma cama boa porque simplesmente não quer saber. Então o que é que isto significa?
Que usar força fisíca num cão reduz a nossa posição na cadeia hierárquica, porque só os que estão no meio da cadeia é que sentem esta necessidade.
Para sermos o alfa ou lider temos de controlar os recursos. E isto não significa impedir o cão de dormir na cama, não o deixar passar nas portas antes de nós, etc. Significa que o acesso aos recursos está dependente do comportamento. Se o cão quer o prato da comida...boa...ele que se sente primeiro. O cão quer ir lá fora à rua? Ele que se sente primeiro. Ele quer dar as boas vindas a alguém? Senta primeiro. Quer brincar ou soltar-se? Senta primeiro. Ou qualquer outra ordem para além de senta. Se for consistente neste controlo das coisas que o cão quer, através da exigência de um comportamento, você é o alfa por definição.
Treine o seu cão, este é o equivalente do termino da licença de cachorro em pessoas. Qualquer pessoa pode treinar qualquer cão, uma criança, um idoso, um deficiente motor, etc., mas muito poucas pessoas têm capacidade para ser fisicamente dominante.
A sua função é ser o lider do seu cão, não dono, patrão, ou ditador lá de casa. Ser lider é uma grande responsabilidade. Deverá aceder a todas as necessidades do seu cão, a água, comida, cuidados veterinários, segurança, etc. Se falhar nessas competências ele tentará saciar as necessidades sozinho.
O Dr Ray Coppinger, uma entidade em treino de cães reconhecido em todo o mundo disse em relação ao modelo da dominância: "não posso imaginar muitas situações de aprendizagem onde quero que os meus cães aprendam respondendo ao medo e com falta de motivação. Eu nunca quis que os meus cães estivessem a pensar em hierarquias. Assim que eles comecem a fazê-lo vão passar o tempo a arranjar uma maneira de subir na hierarquia".
Isto resume tudo, não acha?
PORTANTO PAREM DE ENSINAR OS CÃES DESTA MANEIRA (VIDEO)...SÓ VÃO SER MORDIDOS PORQUE TÃO A MOSTRAR QUE SÃO INSEGUROS!

Treino da Policia de Baltimore!

3 comentários:

Claudia Estanislau disse...

que horror nem consegui ver até ao fim, isto é abuso animal e tenho pena que ninguém faça nada para parar estas barbaridades. Os cães é que sofrem a ignorância de quem lida com eles. enfim...

Anónimo disse...

Este vídeo é de que ano??? Não posso acreditar que isto ainda se passe nos dias de hoje. Nem acreditar nem aceitar. O que me faz pensar... como se passarão as coisas em Portugal, nas nossas forças policiais?

Anónimo disse...

Que terrivel!! ridiculo! este homem é um MONSTRO!!!