domingo, 21 de dezembro de 2008

Melhorar o "timing"!

Como já tive oportunidade de dizer neste blog, existem três factores que influenciam o êxito ou fracasso do treino com clicker, que são: o timing (clicar no exacto momento do comportamento); a recompensa (a recompensa precisa de ser aliciante para o sujeito e por vezes a comida não é, podendo ser antes uma bola, um brinquedo, seja o que for) e o critério (devemos exigir do sujeito apenas aquilo que ele consegue atingir, é necessário aumentar o critério o minimo). Nestas próximas mensagens vou abordar estes três factores, começando pelo timing.
Esta mensagem tem como base um texto de Bob Bailey, um dos pais do treino por condicionamento operante, retirado do site http://www.clickersolutions.com/, onde podemos encontrar textos muito bons acerca de uma grande variedade de comportmentos que procuramos dos nossos cães no dia a dia.
Melhorar o timing para principiantes:
Coloque-se ao lado de uma mesa. Coloque o clicker na mesa onde possa chegar confortavelmente, sem olhar, com uma das mãos (a dominante de preferência). Agora na outra mão, segure uns quantos objectos, como bolas, chaves, caricas, etc., algo que ao tocar no chão produza um som alto. Quando estiver preparado estique o braço na horizontal a altura do ombro, e deixe cair da mão um objecto, com a outra mão agarre o clicker e clique no preciso momento que o objecto bata no chão. Não deverá clicar nem antes nem depois. Se for possivel, convide alguém a assistir para servir de avaliador, ou grave em video e em seguida veja e avalie o seu timing. Quando já conseguir acertar em 100% das vezes para aperfeiçoar ainda mais o timing poderá diminuir a altura a que larga o objecto.
Isto em bastante bom, mas segundo o senhor Bailey é só o começo, quando já estiver bom nisto poderá trocar de mãos, passe o clicker para a mão dos objectos e vice-versa, e quando conseguir acertar em 80% das vezes é bastante bom.
Isto poderá parecer delirios de amantes de cães que não têm mais nada para fazer... bem é um pouco verdade... mas também é verdade que esta falta de timing é um dos factores que impede a evolução do treino do cão com o clicker, e isto porque os cães são bons discriminadores e péssimos generalizadores, e produz-se um problema de comunicação. É mesmo necessário acertar no exacto comportamento que queremos senão eles irão pensar que o que queremos é o que aconteceu exactamente antes ou depois do que realmente queriamos.
Como exemplo o Rossi, que aparece no meu video do carregar o clicker e do luring e shaping, estava a fazer isso no "senta" devido a duas ou três marcações fora de tempo (atrasadas). Ele estava a sentar-se e a levantar a pata esquerda e estava convicto que "senta" era isso mesmo e não colocar só o rabo no chão, foi depois necessário aproveitar algumas ocasiões em que ele não levantou a pata para lhe mostrar que não era preciso levantá-la para eu clicar.
Boa sorte.

Sem comentários: