sábado, 8 de novembro de 2008

É preciso ordens??....Nã

Como devem ter reparado nos videos que coloquei os cães estão a fazer os movimentos sem que lhes sejam dadas ordens, bem na realidade o tipo de treino que tento divulgar neste blog não é feito através de ordens, é feito dando ao cão pistas.
No inicio ensinamos ao cão o que é o clicker carregando-o, depois começamos a ensinar-lhe o senta, deita, de pé, rebola, a vénia, ladra, etc., através de shaping como se vê no video. No inicio da modelagem do comportamento, se queremos por exemplo que o cão faça a vénia(como aparece no video), esperamos que dobre ligeiramente as patas e reforçamos e a pouco e pouco por aproximação ele vai chegar lá, e quando ele o fizer de uma forma que se note que o faz percebendo que está a "carregar na alavanca" das recompensas pode introduzir a pista, que no caso é a palavra "vénia" no momento que ele está a iniciar o movimento e com isto ele fará mais tarde cada vez que lhe seja introduzida a pista.
Porquê a palavra "pista" em vez de "ordem", porque através deste método o que estamos a fazer é dar ao cão uma pista que lhe permita receber uma recompensa, damos-lhe uma ajuda de forma a ele ter hipoteses de acertar, e ele obviamente vai querer fazê-lo, é isso que este tipo de treino tem de diferente, é o cão que quer fazer as coisas, não somos só nós que queremos que ele faça.
Até porque não tem lógica olhar para um cão e dizer "vénia" sem que ele faça a minima ideia do que isso quer dizer, é muito mais lógico fazê-lo associando essa palavra a uma posição que ele já sabe qual é.

Sem comentários: