terça-feira, 28 de outubro de 2008

Iniciar o treino

Desde há já alguns anos que me interesso por treino de cães e sempre me intrigou porque é que os suecos ganham os mundiais de obediência canina, afinal o que é que eles sabem de psicologia animal que não sabe o resto do mundo... bem a resposta é... nada! Eles não sabem nada mais do que todo o mundo, a diferença é que têm pessoas no seu país que conseguem aplicar de forma exemplar os conhecimentos. Os conhecimentos que falo são essencialmente os de que a relação entre o treinador/dono e o cão deve ser de confiança extrema, que deve ser bem socializado e o treino deve ser curto e excitante para o cão.
Bem os suecos sabendo isto como o resto do mundo, conseguiram generalizar no seu país o ensino exclusivamente por reforço positivo, ou seja é vulgar os treinadores ensinarem os seus cães sem nunca levantarem a voz nem repreenderem os seus animais, criando laços duradouros e inquebráveis que permitem quebrar barreiras no ensino canino.
Portanto vamos lá a ser suecos e por mãos à obra. Se quer um Rex- o cão policia em casa ou a Lassie ou seja lá qual for o seu imaginário de cão ideal, terá de o fazer criando uma confiança de base inabalável e lembre-se que enquanto que com as pessoas pode inventar desculpas para ter tido um comportamento mais rispido e safar-se com isso...com o cão não há desculpas e a memória é longa.
Em vez de se peocupar em ensinar o não e passar os dias a repetir...NÃO...NÃÃO...NNÃÃÃO..., diga SIM ou BOA CÃO ou LINDO MENINO ou BRAVO, cada vez que ele acerta, o resultado é significativamente melhor.
Para efectuar este tipo de treino existe uma ferramenta que pode ser usada...o clicker. Não é nada mais que um marcador sonoro do comportamento que nós queremos reforçar, ele diz ao cão que é exactamente aquilo que nós queremos que faça, e assim ele terá tendência a repetir esse comportamento. Este método tem por base o ramo do behaviorismo da Psicologia... aquelas experiências dos ratinhos a carregarem uma alavanca e a receber a comida do Sr B.F. Skinner.

Sem comentários: